sábado, 26 de novembro de 2011

Veja como diminuir a conta a pagar!!!

Deixo aqui Dicas a todos os leitores do Consumidor e Cia: apliquem pelo menos metade destas dicas (à sua escolha) e depois quanto dinheiro poupou na sua fatura de eletricidade .
1 – Usar lâmpadas de baixo consumo
Troque as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de baixo consumo. As lâmpadas que agora encontra-se no mercado são realmente mais caras que as tradicionais mas, no entanto, como a sua durabilidade é muito mais elevada e o seu consumo muito mais reduzido, rapidamente recuperará o investimento feito nas lâmpadas.
2 – Desligar os eletrodomésticos
Os eletrodomésticos são uns dos maiores consumidores de energia que temos em casa. Um dos problemas da maioria dos eletrodomésticos é o fato de que quando não estamos a usar, eles continuam a consumir energia. Por norma, por uma questão de comodidade, deixamos todos os aparelhos eletrônicos ligado em modo stand-by. Mas se acreditarmos em alguns estudos que têm aparecido na mídia atual, se desligarmos a televisão em vez de a deixarmos em modo stand-by, iremos poupar cerca de 6% do valor da energia gasta anualmente pela televisão ou outro aparelho.
3 – Aderir à tarifa bi-horária
As companhias elétricas disponibilizam, hoje em dia, de tarifas mais em conta, dependendo da região do país. Essas tarifas são pensadas para que a energia seja mais baratas em certas horas do dia (ou da noite) e também pode variar conforme o dia da semana. Questione a empresa que lhe fornece a energia em casa e escolha o tarifário que melhor se adequar ao seu estilo de vida e aos seus horários.
4 – Use ao máximo a luminosidade natural
Use cores claras nas paredes dos compartimentos da sua casa. As cores claras refletem com maior eficácia a luz natural que entra pelas janelas. Com isto, terá mais luminosidade dentro de casa, evitando ter de ligar as lâmpadas mais cedo para poder ter luminosidade suficiente. O investimento feito em tinta será recompensado a médio/longo prazo na sua fatura de eletricidade.
5 – Isolar janelas e portas
Sabia que cerca de 30% do calor/frio que entra em sua casa infiltra-se pelas “brechas” das janelas ou portas? Isolando convenientemente as janelas (existe no mercado fitas isoladoras próprias) irá baixar consideravelmente a entrada de ar frio/quente para o interior da sua habitação. Logicamente que evitando essas correntes de ar irá poupar dinheiro em energia para aquecimento. Para diminuir as ‘entradas’ podemos recorrer aos ‘tapa-brechas’ rolos cheios de areia ou outros materiais que se colocam na parte inferior das portas.
6 – Fechar a torneira ao lavar os dentes
Ao escovar os dentes 3 vezes ao dia, e se demorar 1 minuto a concluir a tarefa, se não fechar a torneira estará a desperdiçar cerca de 30 litros de água. Agora se olharmos bem as contas, estamos a falar de cerca de 900 litros de água desperdiçada por mês. Neste caso estará a poupar dinheiro em energia assim como na conta da água. O que é muito bem vindo para nos ajudar a poupar ainda mais dinheiro.
7 – Poupar energia na Geladeira
A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais energia consome numa casa. Bem visto as coisas, o equipamento está ligado 24h  e 7 dias por semana. Sempre que a porta da geladeira é aberta dá-se uma perda de temperatura que é compensada, posteriormente, por um aumento de energia para repor a temperatura aos níveis programados. Por isso, evite abrir muitas vezes a porta da sua geladeira. Opte por colocar ou tirar tudo o que precisa do frigorífico de uma só vez.
Outro cuidado que deve ter, é o de não colocar alimentos quentes ou mornos no seu interior. Esses alimentos farão baixar a temperatura da geladeira, e mais uma vez teremos um aumento de consumo para repor a temperatura interior.
8 – Poupe dinheiro ao Passar a roupa
O ferro de passar roupa é um “papão de energia” como nunca viu. Um ferro de engomar gasta em média tanto como 10 lâmpadas de 100 Watts, por isso, todos os cuidados para agilizar o tempo que passa com o ferro de engomar ligado são poucos. Antes de tudo pergunte-se: tenho absoluta necessidade de engomar toda a roupa? Rapidamente chegará à conclusão que muita da roupa lavada não precisa ser passada. Deixo aqui dois exemplos no meio de tantos outros: pijamas e toalhas de banho.
Não deixe o ferro de passar ligado quando se ausenta por mais de 10 minutos. Verdade, que o ferro gasta mais energia enquanto aquece do que depois de ter atingido a temperatura  ideal. No entanto, 10 minutos ligado sem ser usado, gasta mais do que a energia necessária para aquecer. Finalmente, mantenha o seu ferro de passar em bom estado de funcionamento.
9 – Colocar painéis solares
A instalação de um painel solar doméstico é ótimo para aproveitar a energia solar, aquecendo a casa e a água. Assim, deixará de gastar tanta eletricidade (ou outra forma de energia) no seu sistema de aquecimento ou chuveiro. Rapidamente verá o seu investimento compensado.
10 – Comprar eletrodomésticos energeticamente eficientes
Na eventualidade de compra de um novo eletrodoméstico, para sua casa, opte por adquirir equipamentos energeticamente eficientes. Por norma, quanto maior for a eficiência energética, mais caro é o eletrodoméstico. No entanto, em longo prazo, a diferença de preço compensa amplamente.
Como podem verificar, com pequenas dicas simples de aplicar no dia a dia, poderá poupar imenso dinheiro na sua conta de energia ao final do mês. Desde que, em casa, começamos a usar estas dicas para poupar dinheiro  e eletricidade, a nossa fatura da  baixou cerca de 30%. Por isso como podem ver funciona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário